PROJETO
O projeto “Rios Sabor e Maçãs – Valorização da excelência do património natural dos Rios Sabor e Maçãs e consolidação do Parque Ibérico de Natureza Turismo e Aventura como âncora da sua visitação” é uma operação apoiada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), enquadrando-se, segundo o Convite Público para a apresentação de candidaturas AVISO n.º NORTE-14-2016-01, na Prioridade de Investimento “6.3. Conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património.
Focando-se em particular no Património Natural, esta operação tem como objectivo afirmar o Parque Ibérico de Natureza, Turismo e Aventura (PINTA) como elemento central na visitação ao território, tirando partido da excelência e singularidade do património natural existente, onde sobressaem os vales encaixados dos três rios que atravessam o concelho e a diversidade de fauna e flora que lhe garantem a classificação como Rede Natura 2000 (Sítio de Importância Comunitária e Zona de Proteção Especial Rios Sabor e Maçãs).
Consciente desta importância, a Câmara Municipal de Vimioso pretende dotar-se de mecanismos que lhe permitam dar um novo impulso ao processo de dinamização turística de Vimioso e potenciar o aproveitamento das oportunidades decorrentes do atual quadro comunitário de apoio. Destaca-se neste campo a elaboração recente do Plano de Marketing Territorial, que se assume como instrumento estratégico enquadrados das iniciativas a promover.
Ultrapassada a fase de construção do PINTA, onde se insere o CALP do Burro de Miranda, importa agora implementar e dinamizar um conjunto de ações e atividades que contribuam para tornar a experiência dos visitantes mais profunda e marcante no espaço natural de Vimioso e para reforçar a visibilidade e notoriedade externa deste território e destas estruturas.