Morada: Vales de Vimioso +351 273 511 254

Trilho PR2 VMS – Pelas ladeiras do rio Sabor

Este percurso desenvolve-se entre as povoações de Matela e Junqueira, atravessando uma das encostas do vale do rio Sabor.

É um percurso circular, com cerca de 12 km, onde poderá ainda percorrer um ramal que o leva à foz do rio Maçãs, com mais cerca de 10 km, a partir da aldeia de Junqueira. Partindo de Matela, atravessa alguns campos com oliveiras centenárias, continuando e aproximando-se do vale do rio Sabor, descendo e acompanhando alguns quilómetros deste rio ao longo da sua margem esquerda. A subida até Junqueira faz-se progressivamente através de matos autóctones e campos agrícolas, atravessando zonas com paisagens únicas. O regresso a Matela faz-se sempre sem grandes desníveis, através de matos, campos de cereal, vinha e olivais.
Opcionalmente, poderá ainda percorrer o ramal que liga Junqueira à foz do rio Maçãs, acompanhado de uma vista magnífica sobre os dois vales (Sabor e Maçãs), sempre guardado de longe pelo altivo Castelo de Algoso.
Vale do Sabor
Depois de se afastar da aldeia de Matela, deixando também para trás uma grande e velha curriça utilizada para guardar o gado ovino ou caprino durante a noite, dará início à descida em direção ao rio Sabor. Após uma curva no caminho, entre matos de estevas, giestas e carrascos, irá ser surpreendido por uma impressionante vista sobre o vale do rio Sabor. À sua frente o rio serpenteia por entre encostas cobertas de olivais, amendoais e matos, e zonas escarpadas. A descida até ao rio será inesquecível, assim como as cores, as texturas e os aromas.
Não se esqueça de ir observando o céu, pois poderá facilmente ser surpreendido pelo voo planado de uma águia de Bonelli ou de uma águia-real, ambas espécies de grandes aves rupícolas que utilizam as escarpas mais inacessíveis para nidificar.
Rio Sabor
Continuando a descida, atingirá o rio Sabor e o seu leito de cheias. Durante as próximas centenas de metros o percurso decorre ao longo do rio, sempre pela margem esquerda, sobre calhaus e rocha talhados pela força das águas. Repare nas marcas deixadas pelo rio durante os breves dias em que o seu caudal ultrapassa o seu leito normal, e em toda a vegetação adaptada a estas mudanças. Progrida devagar e em silêncio e poderá ter a sorte de vislumbrar alguma lontra a mergulhar nestas águas, ou de observar uma cegonha-preta a alimentar-se numa zona de cascalheiras.
Foz do rio Maçãs
A partir da aldeia de Junqueira, poderá seguir pelo percurso que o levará até ao local denominado por “Canto”, a confluência do rio Maçãs no rio Sabor. Um local único e relaxante, onde poderá ser surpreendido pelo voo rápido e azul metálico de um guarda-rios, pelo mergulho de uma lontra, pelo espreguiçar de um cágado, ou pelo melodioso canto de um rouxinol. Os salgueiros e os buxos ao longo da margem do rio Sabor, conferem-lhe tonalidades difíceis de esquecer. O percurso até este ponto, e também o de regresso, atravessa zonas de matos de esteva, giestas e rosmaninho, que quando floridos salpicam a paisagem de branco, amarelo e lilás. Pela zona de cumeada o percurso desenvolve-se entre o vale do rio Maçãs e o vale do rio Sabor, avistando-se mais longe também o vale do rio Angueira, guardado desde o alto pelo Castelo de Algoso.