Morada: Vales de Vimioso +351 273 511 254

VALES DE VIMIOSO

O concelho de Vimioso

O concelho de Vimioso é detentor de um património cultural e paisagistico cuja relevância e riqueza se encontram bem expressas. A sua singularidade está bem vincada, tanto nas suas gentes como no seu território.

A paisagem do concelho de Vimioso é fortemente marcada pelos vales encaixados dos Rios Maças, Sabor e Angueira. Estes vales constituem-se como autênticos santuários de biodiversidade, estando integrados na sua totalidade nos espaços da Rede Natura 2000.

No que toca ao património natural, Vimioso surge integrado na maior reserva de Biosfera Transfronteiriça (Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica).

Em alternância com os vales, surgem os terrenos planos cultiváveis, onde se localizam as povoações com os seus elementos edificados e mosaicos paisagísticos envolventes tão caraterísticos.

A cultura distinta é visível nas vilas e aldeias, com as tradições ancestrais bem enraizadas. Um povo rico em conhecimentos, técnicas e hábitos adquiridos ao longo dos tempos, possuidor de uma gastronomia recheada de produtos regionais com qualidade reconhecida.

A diversidade do património histórico e arquitéctonico é comprovada pelos múltiplos edifícios classificados existentes, como o Castelo de Algoso, a Igreja Matriz de Vimioso, a Capela de Santo Cristo em Caçarelhos, os característicos pombais, as pontes e tantos outros, que são, só por si, elementos justificativos da visita a este território.

Os Vales de Vimioso são uma garantia de autenticidade do concelho de Vimioso.